Estudar pela internet: Dicas para manter o foco

Estudar pela internet: Dicas para manter o foco

Seja em razão do ensino à distância (EaD) ou por estudos independentes online, estudar pela internet nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, são tantas as distrações e tarefas do dia a dia que o seu tempo de estudos pode ficar prejudicado.

Entretanto, você pode mudar esse cenário com algumas dicas fáceis. Afinal, são tempos novos e adaptações são necessárias. Elas não são complexas ou muito difíceis. Contudo, atenção, pois elas requerem disciplina.

Essa é a principal palavra, aliás, que descreve a possibilidade de obter sucesso nos estudos online. Abaixo, então, confira quais são as formas de fomentá-la e de tornar o seu aprendizado na internet ainda mais produtivo.

estudar pela internet

Aplicativos para estudar pelo celular:  conheça aqui 10 opções para organizar a rotina

Veja como estudar pela internet e ser produtivo

Existem diversos motivos para se estudar online, como a contratação de um curso que fica em outro estado, ou pelas mudanças que foram impostas pela pandemia. Mas são formas que indicam a necessidade de estudar online, e de forma independente. 

Porém, ter à disposição a possibilidade de estudar pela internet não é o suficiente na maioria dos casos. Afinal, é muito fácil se distrair ou perder a gestão do tempo e das suas tarefas. Para se livrar desses obstáculos confira, abaixo, dicas especiais para melhorar seus estudos.

Estipule horários

Primeiramente, é preciso organizar uma rotina de estudos. Assim, se você está estudando pela internet em razão de curso EaD se prepare para os horários das salas online.

Por outro lado, caso o conteúdo seja sob demanda ou seus estudos sejam independentes, analise qual o melhor horário para você estudar.

Seja uma hipótese ou outra, lembre-se de que cumprir os horários é uma forma de adaptar o seu cérebro e adaptá-lo para estudar pela internet e ter disciplina e concentração. Por isso, respeite o período de estudos e evite mudá-los.

Tenha um cronograma de estudos

Não basta ter horários para estudar pela internet com sucesso. É preciso, igualmente, ter cuidado com seu cronograma, que vai além das aulas e inclui exercícios para fixação do conteúdo e eventuais trabalhos avaliativos.

Portanto, lembre-se de ter um cronograma e um planejamento de estudos. Por exemplo, considere que você tem diversas matérias. Para isso, estipule um período para cada uma delas no momento dos estudos, dividindo o seu tempo de forma organizada e inteligente.

Livre-se de distrações para estudar pela internet com sucesso

Uma das maiores armadilhas que encontramos ao estudar pela internet são as distrações que temos em casa e no próprio ambiente de estudo. Considere, aqui, a circulação de pessoas, o celular, televisão e objetos que podem tirar sua concentração das aulas e estudos.

Por isso, é muito importante que você se livre de distrações. Caso você more com outras pessoas, busque combinar uma forma de que elas não circulem no ambiente em que você estuda.

Além disso, estudar pela internet requer cuidados. Você pega o celular a toda hora? Então deixe-o em outro lugar ou em uma gaveta. Igualmente, busque perceber o que está no cômodo em que você estuda e que pode estar distraindo a sua atenção do foco dos conteúdos.

Respeite seus horários de descanso

Ainda, é muito importante que você estude e se organize. Ao mesmo tempo, o descanso é tão relevante quanto. Afinal, quando você não descansa o seu cérebro sequer consegue aproveitar os conteúdos e fixá-los com qualidade.

Ao mesmo tempo, você tende a se distrair mais e levar muito mais tempo para fixar os conteúdos das disciplinas ou vencê-los em leituras, resumos e exercícios. Com isso, lembre-se de que ao estudar pela internet você deve fazer pausas e ter ao menos um dia só para você.

Durante os estudos, então, determine pausas para tomar água, se alimentar, ir ao banheiro e (aí sim) usar o celular, caso necessário. Você pode escolher uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos, por exemplo.

É você quem escolhe a frequência das pausas, bem como o dia de descanso. O importante, então, é fazê-los, independentemente de quando ou como ocorrem. Afinal, estudar pela internet deve se atrelar aos seus costumes e outros compromissos e responsabilidades.

Jovem sentado em um café com um laptop Foto gratuita

Tenha tudo em mãos

Outro fator que faz toda a diferença para quem quer obter sucesso ao estudar pela internet é ter em mãos os materiais que você precisa. Considere, por exemplo, que você costuma fazer anotações durante as aulas.

Para isso, então, deve ter acesso às aulas (pelo computador ou celular), ter materiais para anotar (blocos ou cadernos) e lápis, canetas e afins. Por isso, antes de iniciar sua aula ou estudo, verifique se tudo o que você precisa está no local de estudos.

Em caso contrário, você precisará parar a aula ou se ausentar inúmeras vezes. Isso é bastante prejudicial para sua atenção e, consequentemente, para o sucesso do seu objetivo em estudar online.

Com essas dicas, então, você verá que o seu foco ao estudar pela internet e o seu avanço nos estudos e conteúdos se tornarão muito mais naturais e visíveis. Por isso, não deixe de utilizá-las e colocá-las em prática, alcançando os seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *